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Service Desk

Service Desk: Por que as empresas precisam dele?

Você conhece alguma empresa que não dependa de um sistema digital? Até o menor empreendimento precisa de uma máquina para processar algumas informações e armazenar dados. E a tendência é que o número de dispositivos cresça de acordo com o crescimento da empresa, demandando cada vez mais atenção.

Essa transformação digital resultou no departamento de TI, o qual lida com todo o suporte às operações que envolvem sistemas, softwares, computadores e afins. Dentro dessa perspectiva surge o Service Desk – uma espécie de serviço facilitador para empresas que buscam otimizar a área de Tecnologia da Informação.

Como nem todos ainda estão familiarizados com o termo Service Desk, hoje vamos dissecá-lo, explicando o que é, suas vantagens e como funciona. Confira!

Service Desk

O que é Service Desk?

Os colaboradores dependem de sistemas e hardware que funcionem bem para fazer a empresa funcionar. Sendo assim, desde pequenas até grandes companhias demandam um departamento de TI que resolva todos os problemas que surgem o mais rápido possível, evitando a perda de prazos, arquivos e afins.

Para suprir essa demanda, criou-se o Service Desk, um serviço prestado por empresas especializadas que objetiva otimizar toda a estrutura digital de uma empresa.

Sempre que acontecer algum problema ou surgir alguma situação adversa, o Service Desk é contatado e fica responsável não apenas de resolver o problema eficientemente, mas também de prevenir que ele se repita futuramente.

Gestão Estratégica e Planejada – ITIL

Enquanto o Help Desk se encarrega apenas de resolver um problema, o Service Desk vai além e oferece mais segurança e assertividade, uma vez que aplica os conceitos de ITIL – Information Technology Infrastructure Library.

*ITIL é um conjunto de boas práticas para serem aplicadas na infraestrutura, operação e gerenciamento de serviços de Tecnologia da Informação, resultando num TI sólido e preparado para os desafios diários.

Ele pode ser dividido em fases básicas:

– Implantação

– Operação

– Melhoria Contínua

Toda a infraestrutura de TI passa a estar alinhada com o Core Business da empresa.

Vantagens da Terceirização do TI

Também conhecido como terceirização do TI, esse serviço traz vários benefícios operacionais para os colaboradores, impactando diretamente os clientes da empresa. Confira as principais vantagens:

– Foco no Core Business

Visto que toda a preocupação relacionada ao bom funcionamento do TI está nas mãos de uma empresa especializada, os colaboradores possuem mais autonomia para focar em suas tarefas diárias.

– Soluções Completas

Ao invés de fazer implementações aos poucos, conforme a necessidade surge, a equipe fará a gestão estratégica, inserindo soluções completas e duradouras para otimizar ao máximo a experiência do usuário do sistema.

– Alinhamento e Padronização

Como citamos anteriormente, o TI fica completamente alinhado com o modelo do seu negócio, padronizado para a realidade da empresa.

– Rapidez

Por se tratar de uma empresa especializada no assunto, o Service Desk tende a ser mais rápido e preciso para apresentar soluções e implantar melhorias.

Quer saber mais? Acesse o nosso site e confira todos os serviços oferecidos pela WAITS, que vão desde estruturação do cabeamento até Service Desk.

Continue acompanhando o nosso blog para mais conteúdo!



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