Skip to main content
Servidores Virtuais

Otimizando Servidores através da Virtualização – Microsoft Hyper-V

Você já ouviu falar de virtualização de servidores? Trata-se de uma maneira super vantajosa de otimizar os servidores da sua empresa através do Microsoft Hyper-V, resultando até em redução de custos. Quer saber mais? Continue lendo o nosso artigo.

Servidores Virtuais

A área de TI sempre traz recursos interessantes às empresas, buscando o aprimoramento dos processos e, consequentemente, o bem estar operacional da mesma.

E, dada a importância que o meio digital possui no setor corporativo, é sempre interessante buscar formas de aprimorá-lo ainda mais para agregar valor à companhia.

Sabendo disso, hoje vamos falar sobre a virtualização de servidores, através do software Hyper-V, da Microsoft. Confira a seguir o que é, como é feito e o porquê de virtualizar um servidor.

O que é a Virtualização de Servidores?

A virtualização, no caso dos servidores, trata-se da criação de uma versão virtual otimizada destes equipamentos.

Obs: o servidor físico continua existindo, mas a virtualização torna possível aproveitá-lo muito mais. Isso acontece através do que é conhecido como “fatiamento do hardware”, uma técnica que permite transformar um único servidor físico em vários servidores digitais.

É uma espécie de divisão do servidor, o qual poderá ser usado para várias aplicações, sem que as partes divididas atrapalhem umas as outras.

Como Virtualizar um Servidor?

Isso é feito através do Microsoft Hyper-V, um software específico para esse tipo de trabalho, o qual é responsável por estruturar um sistema operacional no hardware, permitindo que o fatiamento, citado anteriormente, seja realizado.

Então, cada parte pode ser usada para uma finalidade específica, de acordo com a demanda da empresa.

Vantagens da Virtualização pelo Microsoft Hyper-V

– Menos tempo parado

Através do software Hyper-V, o servidor virtualizado passa a possuir mais agilidade para voltar ao normal diante de um incidente que provocou sua inatividade.

– Menos dados perdidos

Durante a queda de um servidor, os dados possuem menos chances de serem perdidos.

– Segurança

A criptografia de dados e outros fatores, ao contrário do que muitos pensam, é eficiente, tornando a virtualização de servidores uma escolha segura.

– Melhor aproveitamento do servidor

Ele passa a ser mais aproveitado em sua totalidade, já que, uma vez dividido, pode ser usado para várias finalidades com assertividade.

– Redução de Custos

Essa otimização é capaz de reduzir custos, inclusive de energia elétrica, variando de caso para caso, é claro.

– Melhor uso do espaço físico

Finalizando: Vale ou não a pena virtualizar servidores?

Para responder essa pergunta, é preciso analisar o quanto essas vantagens apresentadas acima fazem sentido para a realidade da sua empresa.

Houveram, por exemplo, casos onde a parada de servidores afetou o desempenho de vários colaboradores? Se sim, a virtualização é extremamente indicada, já que com ela a recuperação do servidor é feita mais rapidamente. Obs: recuperação de um servidor comum pode demorar mais de 24h.

Um mito que rodeia o tema é o de que o servidor virtual é menos eficiente, ou seja, possui performance reduzida. Isso não é verdade.

Por fim, é de clara importância que a virtualização seja feita por uma empresa que não apenas estruture o servidor virtual, como também faça a devida manutenção, caso se mostre necessária.

Sobrou alguma dúvida? Entre em contato com profissionais especializados em TI e converse com nossa equipe!



Share article on

Deixe um comentário