A segurança de dados é um alerta ainda muito adiado no mundo corporativo. Por mais que não faltem cases sobre vazamento de informações ou fraudes, muitas empresas ainda pensam que um simples antivírus ou uma senha difícil no seu servidor as tornam livres de ataques ou perda de dados, e acabam deixando as melhorias para depois.
Você, empresário, sabe da importância e relevâncias das suas informações internas, sobre clientes, mailings, contratos, informações sigilosas, fórmulas de produtos, estudos de longa data, dentre outras conquistas reunidas em anos e anos de produtividade.
Sem a segurança adequada, todos esses dados correm sérios riscos! Confira o que é possível de acontecer com as informações presentes na sua rede a seguir:
4 ameaças graves aos dados da sua empresa
1. Invasão hacker
Os “líderes” dos ciberataques são as invasões de hackers, em que uma ou mais pessoas passam a ter acesso ao sistema de uma empresa e têm a liberdade de visualizar, copiar ou ainda apagar os dados encontrados. Os prejuízos desses ataques costumam ser imensuráveis, pois ocorre a perda não só de dados, como do histórico da empresa.
2. Acessos não autorizados
O acesso ilícito ao sistema de uma empresa por terceiros (que não são funcionários atuais autorizados) pode comprometer também os dados da companhia. Roubo de dados, venda de informações e outras fraudes costumam acontecer principalmente por ex-colaboradores que ainda têm acesso ao sistema, desde conteúdos a senhas sigilosas.
3. Vazamento de informações de clientes
Quando um cliente se fideliza a uma empresa, o mínimo que ele exige é confidencialidade dos seus dados fornecidos, como e-mail, telefone, endereço e dados de cartão de crédito, por exemplo.
Sem a criptografia adequada e segura para a proteção desses dados, as informações dos seus clientes podem estar expostas agora mesmo. Casos de vazamento de dados pessoais rendem processos milionários e danos graves à imagem da empresa envolvida.
4. Ataque para derrubar o sistema
Ataques de derrubada fazem o sistema da empresa cair, literalmente, pois é feita uma sobrecarga massiva na rede por uma ação conjunta de vários computadores hackers. Com essa queda, os funcionários ficam incapazes de trabalhar ou de acessar dados e, quando o sistema volta, tudo pode estar comprometido, desde sites tirados no ar a informações roubadas.
E então, como evitar esse tipo de risco?
Agora que você visualizou algumas situações possíveis (sim, só algumas, pode acontecer muito mais coisa!), o questionamento que fica é como então evitar esses acontecimentos.
Saiba que o seu sistema precisa estar protegido a sete-chaves. E nós da WAITS costumamos oferecer o sistema com a tecnologia UTM para os nossos clientes. Por meio do UTM, o gestor consegue monitorar e impedir qualquer tipo de tráfego suspeito na sua rede!
Além disso, é possível ter acesso à utilização da rede em tempo real, vendo por quais sites os usuários estão navegando; pode bloquear sites como suspeitos ou redes sociais, afim de otimizar a produtividade; oferece conexão segura ao acesso de informações fora da empresa (VPN); e ainda evita que a conexão da internet caia, com ativação automática de outro link online operante.
Agora que você entendeu o quão vulnerável a rede da sua empresa pode estar a ataques, invasões e roubos, é hora de falar com a WAITS e saber como podemos ajudar a proteger o seu negócio. Vamos agendar uma consultoria?
Não espere acontecer. Deixe a WAITS ajudar você.
Share article on