Um departamento de TI eficaz deixou de ser uma opção há muito tempo! Para que os custos não sejam exacerbados e os colaboradores não sejam prejudicados pela parada dos sistemas, é preciso assertividade nos processos. Confira no artigo de hoje como identificar os principais problemas do TI.
Somos completamente dependente do universo digital, ainda mais no âmbito corporativo, onde milhares de documentos, dados e senhas estão interligados. E a principal responsabilidade do TI é manter todos esses sistemas funcionando perfeitamente, a fim de que cada um possa desempenhar sua tarefa sem interrupções ou falhas.
Mas como saber se o TI tem trazido a eficiência necessária para a empresa? Caso não, você pode estar tendo custos bem mais altos do que o necessário.
Como saber se meu TI é eficaz?
Existem alguns indicadores que você pode começar a notar agora mesmo, a fim de ter uma resposta mais precisa:
1 – Reincidência
O primeiro fator diz respeito a reincidência de problemas: se algo vem acontecendo há um tempo, é muito provável que apenas reparos provisórios estejam sendo feitos, ao invés de investigar e solucionar a real causa do problema.
2 – Dificuldade na hora de se comunicar com o TI
A comunicação é a base para entender e aprimorar qualquer processo, portanto, sem ela as coisas se tornam muito difíceis e a parte tecnológica só tende a perder qualidade com isso.
3 – Tempo gasto
O excesso de tempo gasto no combate a uma falha ou erro é importantíssimo e deve ser levado em consideração, pois as repetidas paralisações de um funcionário tem um alto custo e prejudicam a empresa.
4 – Falta de Prevenção
Quando falamos de TI, achar e resolver a causa não é suficiente – é preciso agir de maneira preventiva, aprimorando os sistemas para que eles não voltem a passar por problemas semelhantes.
5 – Integração
A equipe responsável pela tecnologia deve estar ciente de que a companhia funciona como um ecossistema, onde cada parte desempenha uma função específica para chegar até um objetivo: a sobrevivência.
Se uma dessas partes falhar, todo o processo pode estar comprometido. Sendo assim, é necessário que os projetos sejam pensados de forma integrada e levem em conta todos os departamentos.
6 – Parte básica
A estruturação de cabos e afins não pode ser deixada de lado! Mesmo sendo algo mais “básico”, é um fator relevante para o bom funcionamento e a economia de custos com equipamentos.
Esses 6 fatores devem ser levados em consideração na hora de avaliar o seu TI. Caso seja constatada ineficiência ou você ainda não disponibilize de uma equipe especializada, considere terceirizar uma, afinal, esse tipo de serviço, além de reduzir os custos, são eficientes e possuem suporte de qualidade, basta escolher uma empresa parceira com know-how para atendê-lo.
Restou alguma dúvida? Entre em contato!
Essas foram as nossas dicas de hoje. Continue acompanhando o nosso blog para mais conteúdo!
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