Skip to main content
UTM Unified Threat Management

UTM: O que é e como ele ajuda a evitar prejuízos?

A popularização do mundo virtual, há décadas atrás, gerou uma demanda por proteção contra ataques de hackers e outros problemas do tipo, a fim de manter os sistemas seguros, funcionando bem e assegurando as informações da rede. É aí que surge a palavra UTM (Unified Threat Management ou, em português, Gerenciamento Unificado de Ameaças).

Veja, no artigo de hoje, como esse recurso pode otimizar o seu projeto de TI, trazendo benefícios que vão além da segurança e impactam na produtividade dos colaboradores também.

UTM Unified Threat Management

Para suprir a necessidade de segurança digital, foi criado o Firewall – uma forma de monitorar o tráfego da rede, permitindo ou bloqueando certas conexões de adentrarem o sistema, de acordo com regras pré-estabelecidas. Fazendo uma analogia, é como uma revista antes de entrar num estádio ou num show.

Porém, como veremos a seguir, existem mais práticas que podem ser utilizadas para aprimorar o TI de uma empresa.

UTM – Unified Threat Management

Já que o Firewall está relacionado com o controle do tráfego, por que não adicionar mais estratégias ao seu arsenal?

Assim foi criada a tecnologia UTM: uma maneira mais abrangente (com mais recursos) de proteger-se contra ameaças virtuais. É por isso que alguns a consideram como sendo a evolução do Firewall, mais completa e eficaz.

Resumidamente, o Gerenciamento Unificado de Ameaças é a união de diversas práticas de segurança em um só painel, tornando-o mais fácil de ser gerido pelo responsável. Confira, agora, os principais recursos oferecidos por essa tecnologia:

Recursos UTM

Além de controlar e impedir o tráfego suspeito de maneira avançada, é possível obter relatórios para monitoração da navegação, utilizar conexão VPN e usar a internet ininterruptamente.

– Relatórios

Com a tecnologia UTM você consegue, em tempo real e através de relatórios, verificar a utilização da rede por parte de seus usuários, ou seja, verificar onde eles estão navegando.

– Controle de acesso à internet

Escolha quais domínios seus colaboradores podem ou não acessar, a fim de evitar tempo gasto em sites de relacionamento e entretenimento.

– VPN (Virtual Private Network)

Acesse suas informações de qualquer lugar como se estivesse dentro da empresa, através de uma conexão segura.

– Redundância automática de link

Garanta que a conexão com a Internet não seja interrompida. Quando um link de internet “cai” (link inoperante), o outro automaticamente é ativado, sem que os usuários percebam esta alteração.

Como isso evita prejuízos?

O primeiro fator, e mais óbvio, é a própria segurança do sistema, permitindo que a empresa não seja desestabilizada por ataques e invasões, mantendo o bom funcionamento.

Já os relatórios em tempo real e o controle dos domínios que podem ser acessados pelos colaboradores oferece ao gestor a possibilidade de aumentar a produtividade das equipes e departamentos, evitando distrações e perdas de tempo.

O recurso VPN é outro diferencial, auxiliando no cumprimento de prazos na entrega de um projeto ou simplesmente na execução de tarefas diárias de qualquer lugar externo ao ambiente de trabalho.

A tecnologia UTM otimiza o seu TI, aumentando a produtividade enquanto mantem a empresa segura contra invasões e afins.

Entre em contato para saber mais sobre o tema.



Share article on

Deixe um comentário